Como dar pesos para os investimentos da sua carteira 

Por Dolarame

Dar peso é muito fácil

Caso você não saiba, “dar pesos” nada mais é do que definir percentuais para classes de investimentos, setores, países, moedas e ou ativos.

Comece fazendo isso

A primeira coisa que indico que faça é dividir entre países, por exemplo: Brasil e EUA. Você deve decidir o percentual que está confortável, observando os riscos dos países.

Se estiver perdido faça isso

Não tem ideia nenhuma de como dividir? Coloque 50% nos EUA e 50% no Brasil, com o tempo você encontrará o ideal. Por exemplo, hoje eu deixo 90% nos Estados Unidos. 

Agora vamos para as classes de ativos

As principais são ações, fundos imobiliários, renda fixa, stocks, REITs e ETFs. Sabendo que será 50-50, podemos dividir com base nesses números. 

Um exemplo teórico

No Brasil, vamos separar em 3 partes: ações 20%, renda fixa 20% e FIIs 10%. Nos Estados Unidos também são 3 partes, exemplo: stocks 20%, ETFs 15% e REITs 15%. 

Vamos para os setores

Vamos usar um exemplo teórico com os setores: tecnologia, consumo, energia elétrica, saneamento, saúde e bens industriais.

O último passo é escolher os ativos 

As empresas em específico serão escolhidas por você, é necessário estudar antes de colocar na carteira! Vou te dar uma base teórica, para exemplificar, na próxima página. 

A carteira final seria algo assim

Microsoft: 10%, Costco: 5%, Apple: 5%, VOO: 15%, Realty Income: 5%, Equinix: 5%, American Tower: 5%, Weg: 5%, Fleury: 5%, Engie: 5%, Sanepar: 5%, Tesouro: 20%, HGLG11: 10% e KNRI11: 10%. 

Quer aprender comigo?

No meu canal do Youtube eu tenho mais de 500 vídeos gratuitos para você aprender, basta clicar no link abaixo para acessar.