Investir em ETFs no Brasil vale a pena?

Por Dolarame

ETFs brasileiros, quais as vantagens?

A principal vantagem é facilitar seus investimentos, pois com os ETFs você pode diversificar com um único ativo. Porém, as desvantagens são muito maiores.

Impostos e custos altos

Os ETFs no Brasil possuem imposto na venda, não distribuem dividendos e possuem taxas altas de gestão. Isso quer dizer que não vale a pena? Sim, porém apenas aqui.

ETFs valem a pena!

No Brasil as desvantagens são maiores, mas nos Estados Unidos isso não acontece! As taxas são menores, você possui isenção de R$35 mil em vendas e recebe dividendos.

No Brasil é assim

O imposto na venda é de 15% (com lucro), os dividendos você pode esquecer, pois 99% não distribui e os que distribuem pagam 15% de imposto também.

Nos EUA é assim

O imposto na venda é de 15% também, porém, você tem R$35 mil de isenção! Os dividendos são pagos em dólar e de modo trimestral (maioria), com 30% de imposto. 

E as taxas?

As taxas dos maiores são: IVVB11 = 0,24%, BOVA11 = 0,54% e HASH11 = 0,30%. Já nos Estados Unidos as taxas são: IVV = 0,03%, QQQ = 0,20% e VNQ = 0,12%.

Exposição na prática 

Investindo no Brasil você não se expõe diretamente, e sim está replicando índices dos Estados Unidos. Isso ocorre quando investe em: IVVB11, XINA11, GOLD11, EURP11 etc

O mais importante: valorização

Vamos comparar um ETF brasileiro e o ETF original nos EUA (5 anos): IVVB11 = 95% e IVV = 107%. O retorno fora do país sempre será maior, no longo prazo ainda mais.

Quer aprender a investir fora do país?

Todo o processo leva menos de 10 minutos e eu posso te ensinar todo o passo a passo para estudar e escolher os melhores ativos! Clique no link e aprenda comigo.