O que é um IPO na bolsa de valores?

Por Dolarame

Saiba investir nos IPOS certos para você!

Oferta pública inicial

Esse é o termo, em português, que é o significado de IPO, basicamente, é o primeiro momento de uma empresa dentro do mercado financeiro! Hoje iremos te explicar sobre isso.

Exemplo prático

Vamos supor que você possui uma padaria e deseja arrecadar dinheiro para investir no negócio, existem 3 principais maneiras: pedir empréstimo a um banco, usar seu dinheiro próprio ou vender a empresa.

Na bolsa de valores você vende sua empresa

A última opção é vender a empresa, aqui você pode vender apenas uma parte e não necessariamente o todo, por exemplo: de 100% você pode vender 1%, 2%, 5% ou outro valor.

O IPO é esse momento:

A padaria do exemplo decidiu vender parte da empresa e para isso usará a bolsa de valores como instrumento para tal. Quando essa parte começar a ser vendida pela primeira vez, esse momento se chamará IPO!

Toda ação terá um preço diferente 

Uma empresa é composta por um contrato social, nele as cotas da empresa são definidas por valores e quantidade. Por isso, cada ação tem um preço definido no início das vendas.

Quando a venda inicial acaba, o IPO termina

Se a padaria quiser vender 5% da empresa, quando os 100% dos 5% forem vendidos, o IPO chega ao fim, pois a empresa não terá mais ligação com as ações vendidas.

Isso se chama mercado primário e secundário

O primário ocorre somente no IPO, é quando a empresa vende para as pessoas, o secundário começa quando o percentual total é vendido, nesse cenário são pessoas negociando com outras.

Você quer aprender muito mais?

Eu tenho um canal no Youtube com +600 vídeos gratuitos, para acessar e aprender sobre investimentos nos Estados Unidos, basta clicar no link abaixo.