Investir em ETFs no Brasil vale a pena?

Por Dolarame

Investir em BDRs é uma boa ou furada?

Sendo bem direto com você, totalmente furada! Comprar BDRs é um mau negócio e vou te explicar todos os motivos.

Comprar BDRs não é investir fora do país

O próprio nome dessa classe diz uma das desvantagens: Brazilian Depositary Receipts, isso é, são recibos de empresas. Na prática você não tem a ação!

Como funciona de verdade 

As ações no exterior são compradas e depositadas por um custodiante, ou seja, você não é dono da ação. Diferente de investir diretamente, onde você é dono. 

Imposto na hora da venda

Em qualquer venda com lucro você pagará 15% de imposto e terá que emitir uma DARF para essa operação. Investindo pela bolsa americana, é isento até R$35 mil.

Dividendo em real e tributado

No recebimento dos lucros você pagará imposto também! A tributação varia de 7,5% a 27,5%, a depender do valor. No exterior o valor é fixo em 30%, mas em dólar. 

Poucas opções

No Brasil existem pouco mais de 700 BDRs de empresas, já na bolsa americana o número ultrapassa 5.000. São muito mais opções e possíveis oportunidades! 

Baixa liquidez 

Como é um ativo brasileiro, o valor movimentado é baixíssimo. Nomes como Apple, Tesla e Google possuem liquidez de +R$4 milhões, no exterior passa dos bilhões.

Resumindo, não vale a pena

Entre investir diretamente fora do país e em BDRs, é muito mais vantajoso investir direto. O processo é simples e leva menos de 10 minutos para começar!

Quer aprender a investir fora do Brasil?

Eu tenho mais de 3 anos de experiência com investimentos internacionais e posso te ajudar com todo o passo a passo, para aprender comigo basta clicar no link abaixo.